Introdução: O incentivo à aprendizagem colaborativa faz parte do cotidiano das instituições de ensino superior, sendo um dos principais métodos a monitoria, que proporciona uma metodologia ativa e facilitada de aprendizado para os acadêmicos, mediante o auxílio de monitores e professores orientadores. Desta forma, deve-se assegurar estratégias para incentivar esses estudos dinâmicos que possam contribuir com os projetos pedagógicos ofertados pela instituição e com a evolução acadêmica e profissional dos discentes e monitores. Objetivo: Apresentar a experiência no programa de monitoria da disciplina de Saúde da Criança do curso de Fisioterapia, com ênfase nas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, e no desenvolvimento acadêmico e profissional tanto do monitor como dos atuais discentes da disciplina. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência baseado na vivência das monitoras da disciplina de Saúde da Criança no curso de Fisioterapia, que ocorreu ao longo do primeiro semestre letivo de 2025. As atividades de monitoria ocorreram aos sábados por meio da plataforma Meet, contemplando a turma da manhã e da noite, com foco principal na assistência teórica aos discentes. As sessões teóricas foram organizadas conforme a disponibilidade dos alunos e respeitando a ordem em que os conteúdos foram ministrados em sala, buscando revisar temas, esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento. Os materiais utilizados, como slides, mapas mentais e questionários, foram todos produzidos pelas monitoras atuais da disciplina. Além do suporte teórico, as monitoras também atuaram de forma complementar nas aulas práticas da disciplina, acompanhando os atendimentos realizados pelos alunos e oferecendo suporte sempre sob supervisão do docente responsável. Resultados parciais e Discussão: A atuação no programa de monitoria da disciplina de Saúde da Criança permitiu uma vivência significativa tanto para o monitor quanto para os discentes. Os encontros voltados para os conteúdos teóricos realizados de acordo com a disponibilidade dos alunos, tendo em vista as particularidades de cada um em relação ao trabalho e a faculdade, possibilitaram um ambiente de aprendizagem mais acessível e dinâmico, com foco no esclarecimento de dúvidas, revisão de conteúdos e aprofundamento teórico de forma complementar às aulas ministradas pela professora orientadora deste projeto. Foi possível observar maior engajamento dos alunos, especialmente quando as sessões de monitoria abordavam temas diretamente relacionados aos atendimentos práticos, evidenciando, assim, a importância de alinhar teoria e prática para promover um aprendizado mais significativo. Por outro lado, nas monitorias que aconteceram de forma remota, foi possível notar uma certa dificuldade por parte dos discentes em expressar suas dificuldades e buscar ajuda, acreditamos que por conta do distanciamento que o ambiente virtual impõe. Além disso, durante as atividades práticas, o papel do monitor foi essencial no suporte aos alunos durante os atendimentos realizados na clínica escola. O contato direto e contínuo com os alunos permitiu acompanhar a evolução do processo de aprendizagem e adaptar as estratégias de monitoria conforme as necessidades de cada um. Considerações finais: Tendo em vista a grande quantidade de conteúdos obrigatórios na carga horária da disciplina de Fisioterapia na Saúde da Criança, a monitoria auxilia a reforçar a aprendizagem dos alunos que possam apresentar alguma dificuldade em acompanhar o ritmo das aulas. Através das aulas revisadas pelas monitoras foi possível observar um maior desenvolvimento do raciocínio clínico dos alunos, participando de forma ativa dos estudos e tirando suas dúvidas. Diante disso é possível verificar que ao projeto de monitoria contribui tanto para a aprendizagem dos alunos como para desenvolvimento profissional das monitoras.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.